Planejamento de comunicação permite uso de criatividade ampla
As mais variadas empresas precisam utilizar ferramentas para o planejamento de comunicação, para que possam ser reconhecidas pelo público-alvo.
Agências especializadas desenvolvem marcas a partir de características da empresa, criando um logo, um slogan, entre outros processos criativos que denotem a qualidade dos serviços e produtos oferecidos ao mercado consumidor.
Isso vale para todos os segmentos, na verdade, desde comércio varejista até as fábricas que produzem bens de consumo indireto e direto.
Para um estabelecimento comercial, qualquer que seja o tamanho de atendimento, precisa se posicionar perante o público-alvo, com propagandas para divulgação. O boca a boca entre os clientes pode ser uma boa estratégia, ainda que pequena, mas não é o suficiente para alcançar o potencial de atendimento.
Por isso, a comunicação visual é utilizada em diversos momentos, podendo ser empregado em diferentes situações que chamam a atenção do público. Entre as muitas ferramentas que podem ser utilizadas por meio da criatividade, há algumas que não podem ser desprezadas:
- Fachada em destaque;
- Folheteria promocional;
- Propaganda em mídias tradicionais;
- Interação nas redes sociais digitais.
Até mesmo a tecnologia passou a fazer parte da realidade de um planejamento de comunicação de divulgação de uma empresa. Com o acesso à internet cada vez mais popular, é preciso estar atento a essa poderosa ferramenta, reconhecida até mesmo pelos próprios consumidores.
Pizzarias grandes e pequenas apostam no físico
A internet é uma grande aliada da sociedade, quando devidamente usada. Para os comerciantes, é uma forma de informar aos seus clientes, de uma forma digital e plural, todas as ações implementadas em uma campanha de divulgação.
Mesmo com toda essa facilidade, em muitos casos, as pessoas ainda preferem ter o acesso direto a um panfleto pizza para ver as fotos de maneira nítida, sem a necessidade de uso de um equipamento eletrônico.
Essa mídia física é amplamente utilizada por redes de pizzarias internacionais e nacionais, ao mesmo tempo que os estabelecimentos de bairro distribuem em cidades e bairros específicos. A proporcionalidade é compatível de acordo com a área de atuação, deixando a escolha final para o cliente.
Por isso, é preciso investir em materiais de qualidade, refletindo a preocupação da empresa junto a parceiros e fornecedores que entendem a mecânica do mundo dos negócios. Um panfleto de um restaurante, uma lanchonete ou pizzaria pode durar muito tempo, estando sempre à disposição dos clientes quando a fome aperta.
As gráficas responsáveis pela área técnica sabem o melhor papel e o ribbon colors, ou seja, o tipo de tinta que deve ser utilizado na confecção de um panfleto de qualidade. Esse material colorido para impressão segue o modelo de transferência térmica, com especificações variadas como:
- Tipo de papel ou filme;
- Resistência à umidade;
- Agentes químicos;
- Atrito constante.
O calor desprende tanto a tinta quanto a película de silicone, podendo ser utilizados em diversos materiais de comunicação visual com alta resistência em pontos específicos, como gráficos, logos, códigos de barras ou bidimensionais.
Mobilidade em ambientes fechados com adequação
Os ambientes internos de um estabelecimento comercial precisam oferecer espaço para a mobilidade de funcionários, colaboradores e clientes.
O emprego de uma sinalização vertical de regulamentação, assim como em vias públicas, pode ajudar a se encontrar dentro de um restaurante, uma lanchonete, uma pizzaria, ou qualquer outro estabelecimento comercial.
A divulgação de promoções, ofertas e descontos sazonais podem ficar estampados em ferramentas de comunicação devidamente instaladas, com fácil acesso visual.
Além de painéis que informam os preços, etiquetas anexadas aos produtos ou um cardápio, é possível instalar um banner horizontal em um ponto estratégico.
Expansão de marca entre físico e digital
É preciso reforçar a importância da presença da empresa, seja um estabelecimento comercial como uma pizzaria, ou uma fábrica de alimentos, a facilidade que a internet proporciona quando se trata de comunicação e retorno aos clientes.
Para chegar a essas ferramentas digitais, os endereços eletrônicos podem ser disponibilizados no adesivo para carros personalizado, como uma forma de ampliar o planejamento de comunicação com uma estratégia variada.
São processos que devem estar indicados dentro do planejamento de propaganda e marketing, respeitando o investimento apropriado no orçamento disponível.
Todas as formas de comunicação visual podem conter dados que ajudam na divulgação da marca, como promoções ou descontos exclusivos, inclusive com a marca estampada em um carro adesivado empresa para servir como referência no trânsito.
Uma estruturação adequada permite o atendimento a milhares de mensagens, desde críticas e sugestões, até uma campanha que unifique as diversas ferramentas para propagar a marca, como o logo, o nome fantasia e frases de efeito que justificam as qualidades de uma empresa.