Conheça um pouco sobre embalagens
A embalagem é fundamental para proteger produtos durante os processos de distribuição, armazenamento, comercialização, manuseio e consumo. Quem nunca comprou um produto, apenas porque achou a embalagem bonita?
Sabemos que a apresentação de um determinado produto é extremamente importante para sua aceitação pelo público, isto porque ele precisa dialogar com sua própria finalidade, bem como com a identidade visual da marca.
E devido às funções práticas e estéticas, as embalagens também precisam se adequar a uma série de normas e especificações estipuladas pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Caso as empresas não se atenham a essas regras para embalagens, estão sob pena de apreensão dos produtos e outras sanções mais severas, como multas.
As regras para embalagens estão organizadas por tipo de material: plástico, metálico, celulósico, , têxtil, vidro e elastomérico.
Já as especificações estão relacionadas à finalidade, como contato direto com alimentos, por exemplo, que exigem cuidados especiais para evitar contaminação ou deterioração do produto.
Os principais tipos de embalagens utilizados, atualmente, são:
- Papel e Papelão
- Plásticos
- Latas de aço
- Latas de alumínio
- Tetra Pak
- Embalagens laminadas
Saiba mais sobre as embalagens plásticas
As embalagens plásticas são as mais conhecidas e utilizadas. Por ser um material que apresenta diversas vantagens, o uso do plástico tem sido cada vez mais adotado.
Sua característica impermeável, a elementos como o oxigênio e a umidade, faz das embalagens plásticas, prolongadoras da vida útil de produtos perecíveis.
Talvez você não saiba o que é solapa, mas este é um bom exemplo de embalagem plástica que faz parte do seu dia a dia, e com certeza de forma útil.
Muito usada para embalar meias, roupas, condimentos, temperos e alimentos, os saquinhos de solapa podem ser, completamente, plásticos ou conter adendos de outros materiais, como papelão.
As solapas estão muito presentes nas prateleiras dos supermercados, papelarias, docerias e até nos pet shops.
E se engana quem pensa que sua utilidade se restringe ao comércio, isso porque este tipo de embalagem ganhou espaço nas festinhas de aniversário e chás de bebê, a solapa personalizada virou uma lembrancinha muito popular nestes eventos.
Outra embalagem muito utilizada é a sacolinha plástica. Alvo de polêmicas e até leis que proíbem sua distribuição gratuita em algumas cidades brasileiras, as sacolas plásticas marcam presença nas residências.
Além de transportar os produtos das lojas até as casas, elas também são reutilizadas para transportar outros materiais e finalmente para o descarte de lixo.
Elas têm sido substituídas por sacolas retornáveis, ou ecobags, feitas de um material plástico diferente, mais resistente.
A alça para sacola retornável é, normalmente, feita de um tecido ou material não plástico, para garantir a sustentação do peso que ela transportará.
As sacolas retornáveis são uma escolha ambientalmente menos impactante que as sacolinhas de plástico, por isso sua utilidade vem aumentando nos últimos anos.
Uso da madeira nas embalagens
A madeira é um dos materiais mais antigos utilizados para embalar produtos, isso se deve principalmente à sua eficiência no transporte de cargas industriais ou grandes volumes.
Embalagens de madeira são capazes de garantir a correta movimentação, o armazenamento e o transporte de muitos produtos. Todavia, seu uso exige que normas de tratamento fitossanitário sejam obedecidas.
Para fabricação das embalagens feitas, completamente, de madeira ou mistas, algumas questões devem ser levadas em consideração.
A relação custo-benefício, por exemplo, na qual deve haver eficácia e o menor preço possível na logística do produto.
Questões legais e ambientais também precisam ser observadas.
Dentre elas a produção de resíduos, o descarte, a reutilização e, os tratamentos fitossanitários, que visam eliminar pragas que podem se desenvolver na madeira, tornando indispensável o certificado de fumigação, comprovando que aquela embalagem foi tratada e está apta para uso.
Dentre os tipos de embalagens feitas de madeira estão: pallets, caixa de pallet de madeira, caixotes e barris.
Escolhendo a embalagem ideal
Como vimos, a embalagem é fundamental para que qualquer produto chegue ao consumidor, passando pelos processos de logística até seu destino final. Ela também tem a função estética de convencer o público-alvo de que aquele produto é bom.
Prova disso é que muitas marcas pensam e repensam na apresentação de suas embalagens e evitam, ao máximo, mudá-las.
A embalagem ideal deve acondicionar, corretamente, e apresentar o potencial do produto, respeitando questões socioculturais, além de fatores como o manuseio e reciclagem, mostrando que pensa em quem está comprando aquele produto.
Enfim, a embalagem tem papel fundamental na apresentação de um produto ao cliente e na representação de uma marca.