Comunicação visual: personalização de produtos e outras dicas
Um negócio não é feito somente por meio da organização logística, financeira e empresarial. Um bom gestor só é bom se conseguir se comunicar adequadamente com os clientes, funcionários, fornecedores e parceiros.
Por isso, a comunicação é tão importante dentro das empresas e faz com que um negócio dê certo. Existem vários tipos de comunicação, dentre elas, a comunicação visual que é utilizada para transmitir por meio de cores, fotos, imagens ou até mesmo vídeos, uma mensagem ao cliente sobre sua loja ou produto.
Existem vários elementos da comunicação visual como:
- Folders;
- Panfletos;
- Revistas;
- Anúncios;
- Redes sociais;
- Outdoors.
Esses elementos de comunicação visual ajudam a fortalecer o negócio e te ajudar a obter um diferencial competitivo.
Personalizar é uma boa opção
Todas as pessoas possuem uma carteira de identificação, que também é conhecida como RG, assim como possui CPF, que é um cadastro para as pessoas físicas. As pessoas são reconhecidas por meio desses documentos.
No caso das empresas, seria o CNPJ, que é um cadastro de pessoa jurídica. Porém, essa não é uma forma de ser reconhecida ou vista pelo cliente.
Uma das estratégias de comunicação visual que garantem essa visibilidade se dá por meio da personalização dos materiais e peças da sua empresa.
Quando você personaliza, você insere os seus elementos como logotipo, cores predominantes e identidade visual nos produtos.
Isso representa associar aquele produto ao seu negócio ou marca e essa ação é fundamental para quem deseja obter um diferencial competitivo. Por isso, tudo pode ser personalizado, como sacolas, brindes, copos, canecas, camisas e o uniforme dos funcionários.
Outro material que pode ser personalizado é o adesivo para carros personalizado, que ajuda a identificar e associar aquele veículo ao seu negócio ou marca.
Muitas empresas possuem veículos que transitam de um ponto a outro para resolver processos logísticos, administrativos ou até mesmo para o transporte de funcionários.
Por isso, esse procedimento de adesivação de carros é importante porque:
- Aumenta a visibilidade do seu negócio;
- Serve como um importante elemento de divulgação;
- Contribui com sua marca;
- Aumenta a credibilidade do seu negócio.
Sendo assim, utilize a comunicação visual para te favorecer, elevando seus produtos, negócios e marca.
Cuidando do material enviado aos clientes
Para aumentar a diversidade de clientes, muitas empresas apostam na entrega de produtos por meio de sites e envio por transportes ou delivery.
A iniciativa é muito boa e mostra que a empresa deseja se atualizar cada vez mais nesse cenário que é digital e de clientes que desejam comodidade. No entanto, lembre-se que as entregas precisam chegar até o cliente e que tudo precisa ser feito com muita segurança.
Por isso, o uso da fita de arquear em produtos pode ser uma excelente opção para lacrar esses materiais e garantir que eles cheguem intactos até o cliente.
Essa fita é de plástico com polipropileno e é reciclável. Por isso, seu uso além de favorecer ao cliente que terá um produto bem lacrado, contribui para o meio ambiente.
Ainda, o uso da fita para arquear é importante porque esse produto é altamente resistente e apresenta elevada durabilidade.
Sendo assim, não basta apenas oferecer o produto por meio de um serviço de entrega ou delivery para o cliente, se esse produto não chegar com qualidade. A empresa que pensa nos detalhes garante a confiança dos clientes e aumenta sua credibilidade no mercado.
Os cuidados dentro da loja
Além das dicas que já trouxemos aqui acerca da importância de ter um negócio com uma boa comunicação visual para divulgar os produtos e atrair novos clientes, sua loja também pode ser utilizada como um elemento que comunica uma mensagem ao cliente.
Por isso, é importante contar com um local bastante organizado, limpo e com funcionários bem engajados com seu local de trabalho.
Outra dica é instalar elementos de segurança, para prevenção de acidentes, como é o caso das placas de sinalização vertical de advertência.
Essas placas também são elementos de comunicação visual que ajudam a comunicar uma mensagem ao cliente, acerca de garantir sua segurança.
Essa ação é importante porque também serve como um ato de comunicação para os funcionários da empresa, representando uma ação de cuidado da loja.
Por isso, não se esqueça de instalar uma sinalização vertical de advertência, indicando onde o cliente e o funcionário pode transitar, quais são as saídas de emergência, dentre outras ações que são fundamentais para agregar segurança ao seu negócio.