Comunicação visual e os elementos para sua composição
Para quem tem um negócio ou pretende investir em um, é importante ter como aliado a comunicação visual. Esse elemento ajuda na visualização do seu negócio, atrai novos clientes, contribui para consolidar sua marca e te dar um diferencial diante dos concorrentes.
Por isso, existem vários elementos e técnicas que podem ser utilizados para implantar a comunicação visual em seu negócio. Falaremos mais sobre isso baixo.
Como está a fachada de sua empresa?
Um dos elementos primários que um empresário deve se preocupar é com a fachada de sua empresa.
A fachada é a parte inicial, é o primeiro contato do cliente com a loja, sua primeira impressão e percepção a respeito de um negócio. Por isso, a fachada deve ser receptiva e convidar o cliente por si própria.
Isto posto, se o cliente está exposto a várias marcas e produtos diariamente, passando por várias lojas por dia, deve-se pensar no que faz com que o cliente entre em uma loja e não procure a outra.
Existem vários motivos para essa ação, desde o conhecimento da marca, o tipo de segmento que o cliente busca ou se algum produto chamou sua atenção.
No entanto, uma fachada equilibrada, iluminada e bonita, também tem um papel fundamental nesse processo de atração. Portanto, separamos algumas dicas para sua fachada.
A primeira diz respeito ao material que você utilizará em sua fachada, como é o caso da fachada ACM. O ACM é composto por placas de alumínio, tornando o material leve, versátil e de ampla utilização.
Além disso, o uso do ACM torna as fachadas mais bonitas, visíveis e sofisticadas. A utilização desse elemento faz parte da comunicação visual, já que busca integrar uma fachada agradável como uma forma de atração aos clientes.
Uma das vantagens de utilizar o ACM é que existe uma conexão com cabeamentos e fios de iluminação. Outra facilidade é a inserção de letreiros para fachadas.
Pensar no letreiro de forma visível, com uma letra agradável e uma iluminação é fundamental nesse processo de composição da fachada.
Elementos da comunicação visual
A comunicação visual, como citamos no início desse artigo, é um elemento fundamental para garantir que a empresa seja vista pelo cliente e respeitada pela sua concorrência.
A ideia é desenvolver elementos e materiais que sirvam para atrair a visibilidade dos clientes. Por isso, separamos as 3 dicas a seguir.
A primeira diz respeito ao uso de etiquetas personalizadas. As etiquetas são importantes elementos que ajudam na transmissão de informações a respeito de um produto.
Como esse material pode ser utilizado em vários locais, personalizar elementos é importante para garantir que a marca seja vista pelo cliente. A personalização se refere à inserção de logotipo, nome da marca e cores da empresa.
Pensando em estratégias de fidelizar o cliente, é possível investir em trofeus personalizados, a partir da quantidade de compras realizadas.
Além desses materiais, existem outros que fazem parte da comunicação visual, como é o caso de:
- Folders;
- Outdoors;
- Papel timbrado;
- Cartazes;
- Materiais para redes sociais.
Além desses elementos, outro que é bastante interessante diz respeito à impressão de banner. Os banners são materiais que conseguem consolidar diversas informações a respeito de um produto, sendo de fácil instalação e um material que chama a atenção dos clientes.
Outsourcing no segmento da comunicação visual
A palavra “outsourcing” vem de terceirizar, ou seja, é quando uma pessoa fica responsável por determinada atividade e ela não é vinculada, necessariamente, à empresa.
O outsourcing de impressão é um serviço terceirizado. Esse serviço tem crescido nos últimos anos para facilitar as atividades dentro das empresas e ocasionar a redução de custos.
No caso do outsourcing para a impressão, essa é uma ação que cresce cada vez mais, pois contribui para o controle e redução de custos. Com isso, a empresa ganha em produtividade e nas atividades que de fato, deve se concentrar.
Por isso, esse tipo de outsourcing se refere à uma empresa que fica responsável pela locação de impressoras, assim como de scanners e materiais que são voltados à impressão no local.
Com isso, a empresa que contratou o serviço não precisa comprar impressoras, máquinas de impressão, se preocupar com a troca de equipamentos ou de peças, instalações e outros problemas que podem surgir em máquinas de impressão.
A empresa que foi contratada que realizará a gestão dessas máquinas, fornecerá os materiais necessárias e fará toda a manutenção necessária.