Comunicação: inovações tecnológicas presentes
A criatividade impera no mundo da comunicação visual. Os profissionais que trabalham nessa área desenvolvem elementos que podem ser empregados nos mais variados objetos, como forma de atrair a atenção e curiosidade dos clientes.
Desde pequenos objetos que podem ser usados como brinde e lembretes de que uma empresa existe, até as grandes campanhas publicitárias, a propaganda criativa é lembrada por muitos e marca o nome de uma empresa, mesmo que seja de maneira subliminar.
Os estabelecimentos comerciais se aproveitam dos profissionais criativos, contratando para o desenvolvimento de um planejamento estratégico de comunicação visual e publicidade de forma ampla, de acordo com as características da empresa e o capital para investimento nessa área.
Presença constante da comunicação no ambiente comercial
A ambientação interna de um estabelecimento comercial é projetada de acordo com as finalidades de atendimento e a prestação de serviços que é oferecida aos consumidores.
No caso de supermercados, há as prateleiras com os produtos expostos e caixas para específicos para o pagamento.
Dentro de uma lanchonete, por exemplo, é comum encontrar um balcão promocional expositor com os bens de consumo em destaque à venda, com um atendente por trás, para que o acesso fique restrito.
Isso serve para preservar as características originais dos bens de consumo, assim como a higienização do local.
As gôndolas e prateleiras também estão presentes dentro de lojas de roupas e calçados, com a exposição dos mais variados produtos, como:
- Camisas e camisetas;
- Calças e bermudas;
- Vestidos e saias;
- Tênis e sapatos.
A comunicação visual é bastante eficiente para a identificação imediata desses produtos, quando dispostas em série e precisam de informações específicas, como tamanho disponível e modelo.
Utilizando uma ferramenta diferenciada, os estabelecimentos conseguem chamar a atenção de clientes com o emprego do wobbler display com o número ou a marca presente para a comercialização.
Esse modelo de ferramenta de comunicação visual é atrativo e pode ser usado de diversas formas, de acordo com a criatividade do profissional que desenvolveu o projeto.
Como o material é produzido em PVC, um plástico resistente, as campanhas publicitárias utilizam bastante nos pontos de venda com ambientação moderna.
Além disso, é um material que possui baixo custo de produção, pode ser desenvolvido de maneira rápida, conforme a escolha do fornecedor e pode ser empregado qualquer tipo de informação publicitária.
Campanhas contam com fornecedores parceiros
As agências de publicidade e comunicação visual trabalham em parceria com diferentes empresas, desenvolvendo a campanha de marketing de acordo com o planejamento preparado para um período determinado.
Isso permite que as ações sejam focadas no público-alvo, refletindo no fortalecimento de uma marca ou produto, com ferramentas apropriadas e em conformidade com os objetivos de uma empresa.
A parceria com os fornecedores estabelece as possibilidades de produção de material de distribuição e propaganda, como a gráfica online que recebe o material de maneira remota e entrega os produtos em centros de distribuição em conformidade com o planejamento estratégico de comunicação.
Os materiais que serão empregados na campanha de propaganda e marketing são entregues para que possam ser aplicados de maneira adequada, conforme as justificativas apresentadas pelas agências para os clientes.
A qualidade de um cartaz dependerá se o material foi feito em conformidade de impressão de foto a laser, com melhor aproveitamento da tinta e reforço nas cores empregadas nas imagens e letras presentes e uma resolução adequada.
Tecnologia presente nas campanhas publicitárias
A disposição de informações para os clientes pode ser feita de diversas formas. Seguindo o esquema tradicional, muitas empresas ainda apostam em folhetos de papel distribuídos em pontos estratégicos de uma cidade. Ainda funciona, mas está sendo ultrapassado pela tecnologia.
A presença de placa de LED em diversos ambientes permite a divulgação de marcas e produtos atingindo um grande público em locais internos e externos.
Supermercados disponibilizam esse tipo de equipamento para a divulgação de promoções e ofertas pontuais, dentro das próprias lojas.
Aliás, os estabelecimentos comerciais utilizam diferentes ferramentas dentro de um mesmo espaço, ou mesmo na entrada, para facilitar a mobilidade dos clientes na área interna.
A instalação de um totem comunicação visual faz parte do planejamento estratégico de propaganda, aliando informação com presteza e esclarecimento aos usuários.
As ferramentas de comunicação visual são abrangentes, e na maioria das vezes, de linguagem universal. Isso é muito importante para os estabelecimentos comerciais que disponibilizam os produtos em suas prateleiras e balcões, como para as próprias empresas que fabricam os bens de consumo que chegam às mãos dos consumidores.