A comunicação visual para aumento das vendas
Comunicar é um ato contínuo que envolve uma sequência de processos e que permitem que as mensagens sejam emitidas, traduzidas e entendidas. Existem muitos tipos de linguagem para que a comunicação entre pessoas e entre empresas possam ser feitas.
Uma delas é a comunicação visual que usa uma série de ferramentas como a sinalização vertical de indicação, entre muitos outros elementos como:
- Banners;
- Outdoors;
- Vídeos;
- Folders.
Cada elemento será construído de acordo com as necessidades da empresa. Neste artigo abordaremos os muitos elementos que podem ser usados para a composição de uma identidade visual e de uma comunicação que alavanque as vendas.
Também entenderemos a importância da comunicação visual realizada pela empresa de comunicação visual.
A importância da comunicação visual
Para que uma empresa se estabeleça no mercado ela precisa de um produto de boa qualidade, além de uma identidade visual bem estruturada.
Essa identidade visual permitirá que as pessoas associem sua marca aos valores como qualidade, segurança e confiabilidade.
De maneira geral, a comunicação visual garante a consolidação da marca dentro do mercado e também a criação de uma confiança entre marca e cliente.
Com isso são usados componentes da linguagem visual como o banner promocional, outdoors, principalmente, a linguagem virtual das redes sociais.
As identidades visuais para terem o sucesso esperado precisa ser coerente, chamar atenção e demonstram profissionalismo e causando uma boa impressão aos clientes.
Os elementos visuais também agregam valor ao produto, além de ajudar na diferenciação dos concorrentes, fazendo com que os clientes se lembrem da sua empresa. Por isso, invista no desenvolvimento de adesivo vinil, marcas, formas e cores.
Caso a comunicação visual seja falha ou até mesmo inexistente pode ser a ruína do seu negócio, pois isto atrapalha a marca de vender e aumentar o faturamento.
Para o desenvolvimento de uma identidade visual adequada e muito profissional iremos falar sobre alguns pontos principais nos tópicos abaixo.
Dicas para uma boa comunicação visual
Para a composição de uma boa comunicação visual é importante prestar atenção em alguns pontos como:
Por meio das cores e formas é necessário transmitir a missão, visão e valores. Junto a isto é preciso pensar no público na qual sua comunicação se dirigirá. Se o seu público for jovem é preciso que a comunicação e os elementos usados sejam mais atuais.
Se seu público for mais velho os elementos de decoração podem ser mais tradicionais, como a divulgação de brindes como porta etiqueta acrílico, entre outros elementos.
Depois, é fundamental o desenvolvimento de padrões nas peças publicitárias tanto impressas como digitais, isto traz mais beleza, agilidade e tranquilidade.
Tipos de peças publicitárias
As publicidades fazem parte da vida de todos, rodeando todo o cotidiano, passando pelas televisões, telas de computadores, entre muitos outros meios. A principal forma para que comunicação visual de uma empresa seja transmitida é por meio das peças publicitárias.
As peças publicitárias são ferramentas que podem ser trabalhadas isoladamente ou então em conjunto com outros processos como a faixa de gondola nos supermercados.
Desta maneira, algumas das peças publicitárias existentes são os outdoors, busdoor ou então mobiliário urbano.
Os outdoors é um dos tipos de peças publicitárias mais conhecidas do público, isto porque estão espalhados pela cidade, e também nas estradas e se destacam por serem grandes cartazes atrelados em uma estrutura que podem ser tanto de ferro como de madeira.
Esta estrutura é usada há muitos anos, e possuem um retorno muito alto, aumentando as vendas.
Já os busdoor são tipos de cartazes que são aplicados na janela traseira dos ônibus, por isto que são chamados de busdoor, já que “bus” significa ônibus em inglês. São muito usadas nas cidades grandes, principalmente, nos transportes públicos já que existem trânsito constante.
Já os mobiliários urbanos são todos os objetos e equipamentos que podem ser instalados nas ruas e nas estradas e possuem objetivos diversos.
Nas cidades é muito comum que esses mobiliários urbanos sejam os pontos de ônibus, em que as pessoas esperam o transporte público e acontecem o consumo de publicidade.
Deste modo, compreendemos que todos os processos de comunicação visual são importantes para que aconteça o aumento das vendas e a construção de uma confiabilidade do público para com sua marca. Somente assim, é possível estabelecer um negócio de sucesso no mundo.