A importância da comunicação visual e as propagandas
A comunicação é um assunto em constante dinamismo, afinal, ela evolui conforme a humanidade encontra linguagens para emitir mensagens e ser compreendido. Há muitas formas de comunicação, verbal, não verbal, escrita e visual, e tantas outras.
Nos tempos de hoje, principalmente, para o comércio como lojas dos mais variados itens, a comunicação visual feita por tampografia em vidro de vitrines, adesivos autocolantes, etiquetas específicas, são uma das mais utilizadas, porém, não são apenas essa.
Hoje com o uso da internet a comunicação visual se tornou muito mais forte e mais expressiva, podendo ser usados vídeos, formas, cores, tendo até mesmo empresas especializadas neste tipo de comunicação, as famosas empresa de comunicação visual ou agências de marketing.
Ao longo desse artigo trataremos sobre a importância da comunicação visual, dicas de como fazer uma boa identidade para sua empresa e os tipos de propaganda existentes e que são importantes para o desenvolvimento das lojas e comércios no geral.
Entendendo a comunicação visual
Comunicar é uma arte que os negócios precisam dominar, afinal, é ela a responsável pelo estabelecimento da relação entre seus produtos e a marca e por fidelizar o cliente.
Uma das formas de comunicar é estabelecendo a comunicação de “encher” os olhos, com um vitrine de loja bem estruturada, iluminada, preços que chamam a atenção.
Esses componentes estão no liminar da chamada comunicação visual. Essa comunicação consiste no uso de variadas formas de apelo visual para uma comunicação, assim, pode-se utilizar uma infinidade de componentes como:
- Vídeos;
- Formas;
- Tipografias;
- Símbolos;
- Cores.
A comunicação por meio do uso de estímulos visuais também ajuda na composição da identidade visual do estabelecimento, ou seja, de como a empresa se apresenta ao mundo. As cores, formas, símbolos, que lembrarão a sua empresa.
Esta identidade visual deve estar estampada em muitos lugares, se for em lojas térreas é possível fazer divulgação com alto-falante em carro que possua o adesivo automotivo da sua logomarca.
Isto chama a atenção para seu produto e consequentemente para as soluções que você apresenta.
Sem uma identidade visual definida não é possível estabelecer uma comunicação, fazendo com que seu público perca alcance e não gere os lucros esperados.
Assim, as lojas precisam criar elementos que chamem a atenção, sejam coerentes e que impactem positivamente os clientes.
Como montar uma identidade e comunicação visual?
Existem alguns tópicos que precisam ser levados em consideração para a composição de uma comunicação visual. Esses tópicos serão abordados mais abaixo.
O primeiro tópico é transmitir por meio da sua logomarca, slogan, mascote, enfim, todos os elementos visuais, a sua missão, visão e valores. Isso permite que haja uma relação entre cliente e marca, consolidando então o negócio.
Pense sempre no público ao criar a estratégia de comunicação. Existem públicos que gostam de elementos mais físicos, que são feitos com impressão a laser e públicos mais joviais, e que por conta da internet tem grande engajamento nas redes sociais, e portanto, sua comunicação deve ser direcionada a eles.
O terceiro ponto é a criação de um padrão para suas peças publicitárias, tanto virtual, como impressas, isso transmite profissionalismo e demonstram ao cliente um padrão de qualidade grande.
E por fim, crie uma logomarca inspiradora, que deva ser usada sempre, e em todas as comunicações visuais realizadas pela empresa.
A comunicação visual, portanto, é fundamental para alavancar o alcance do seu produto, gerando maior faturamento.
Propagandas que podem ser usadas
Uma das formas de expor a comunicação visual além das estratégias tradicionais como banner com tripe para banner, outdoors e anúncios são as propagandas, e existem dois tipos principais de propagandas, as comerciais e as institucionais.
As propagandas comerciais são aquelas que usam exemplos concretos, permitindo de forma sutil gerar o consumo. Nessas propagandas, os benefícios são destacados e os descontos também são destacados.
Essas propagandas também pode ser lançamentos, patrocínios, uso de influenciadores digitais, ou qualquer ação que promova a atenção para o seu produto.
Já as propagandas institucionais são aquelas que tem como intuito, divulgar as ações das empresas sem necessariamente gerar lucro com a propaganda.
As propagandas institucionais são campanhas de responsabilidade social, com temas como sustentabilidade, consumo consciente e até políticas públicas.
Portanto, as lojas e comércios no geral precisam desenvolver estratégias de comunicação visual para aumentar o alcance do seu público, gerar lucro e consolidar de forma positiva a marca frente a sociedade.