O papel das etiquetas na comunicação visual

O papel das etiquetas na comunicação visual

A qualidade, eficiência e bom atendimento são condições que as empresas e os estabelecimentos comerciais devem priorizar para conseguir sucesso no mercado empresarial e com os consumidores. Contudo, pequenos itens de comunicação podem agregar grande diferencial aos estabelecimentos.

Os investimentos na compra de matéria-prima de boa procedência, contratar funcionários experientes e ter uma comunicação eficiente podem auxiliar na jornada em busca de ganhos expressivos nos negócios.

Uma comunicação visual bem estruturada é fundamental para conseguir ter um bom relacionamento com o público. A função desta forma de se comunicar é igual as outras: transmitir mensagens, conceitos e ideias utilizando elementos e recursos diferentes para chamar a atenção e curiosidade do público. Explorar a parte visual pode render resultados interessantes e de modo imediato.

Elaborar um planejamento com as estratégias que serão usadas para a comunicação visual é importante para definir as ações de marketing e assim conseguir o resultado desejado, que é a fidelização dos clientes, aumento das vendas e consolidação da marca ou empresa no mercado empresarial.

Um profissional de design pode criar a identidade visual, ou seja, o logotipo que é usado para estampar sacolas, objetos, etiquetas, caixas, etc.

A função das etiquetas nos negócios

Com o objetivo de auxiliar na identificação e informar sobre as mercadorias, as etiquetas possuem grande relevância que deve ser considerada no segmento empresarial.

Uma maneira de conseguir bons resultados com este item é aliando-o à comunicação visual, ou seja, investindo em etiquetas personalizadas que possam ter o logotipo da marca ou empresa.

Na área têxtil, por exemplo, o uso da etiqueta de composição nas roupas é fundamental para que as pessoas tenham acesso às informações sobre o fabricante, cuidados e materiais utilizados. O processo de colocação desta etiqueta no vestuário é feito com uma costura.

Os dados que todas as etiquetas devem possuir são: nome ou razão social da marca e o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), indicação de tamanho ou dimensão, composição percentual, país de origem da fabricação, tratamentos e conservação da peça.

Este modelo de etiqueta pode influenciar positivamente na compra, porque, tendo as informações sobre o produto, o cliente se sente mais confiante para fazer a aquisição.

As etiquetas adesivas em branco são muito versáteis e podem ajudar as pessoas no dia a dia em várias atividades:

  • Especificações de cuidados com transporte de cargas;
  • Identificação dos produtos nas gôndolas;
  • Precificação das mercadorias;
  • Informações sobre a venda e especificações sobre o produto;
  • Organização e otimização do estoque;
  • Etiqueta de transporte logístico.

Essas são algumas possibilidades de uso para as etiquetas adesivas. A produção pode ser feita em vários formatos, usando impressoras específicas e papel couchê, que tem uma boa resistência e possibilita fácil adaptação das etiquetas nas caixas e embalagens. O custo de aquisição é acessível, fator que possibilita o uso em diversas tarefas.

Etiquetas específicas

A área de alimentos usa muito as etiquetas para informar dados sobre como conservar o produto, tabela nutricional, nome, entre outros dados.

Este recurso é obrigatório nas mercadorias, por isso, as empresas e marcas fabricantes de alimentos devem recorrer a gráficas que produzem etiquetas próprias para alimentos.

As etiquetas para congelados, por exemplo, são fabricadas com boop (polipropileno). Este material tem alta resistência a baixa temperatura, umidade, rasgos e ações do tempo.

Para estes produtos, as etiquetas têm o objetivo de informar os ingredientes usados na produção, informações nutricionais, data de validade e outros dados importantes.

Essa etiqueta pode ter, em alguns casos, o logotipo da empresa ou marca, cumprindo o objetivo da comunicação visual.

Outra opção que pode render excelentes resultados são as etiquetas adesivas personalizadas para alimentos que tem a função chamar a atenção do público. Neste tipo de etiqueta são informados os seguintes dados:

  • Data de fabricação;
  • Preço;
  • Peso;
  • Data de validade;
  • Nome do produto;
  • Marca.

Um fator interessante é que as etiquetas conseguem agilizar o processo de venda por meio do código de barras.

O uso de rótulos personalizados pode render excelentes resultados, ajudando a potencializar a identidade visual da marca ou empresa, multiplicando as vendas e gerando lucros.

Acessórios

As bijuterias e joias possuem etiquetas pequenas e discretas. Podem ser produzidas com recursos de segurança e adesivos removíveis que são dobrados sobre si mesmos, formando uma alça que fica presa no colar, brinco ou anel.

Um dos benefícios da etiqueta para joia é que não interfere no desempenho de venda do produto e pode ser produzida com diversos materiais, tamanhos e tipos, fator que possibilita atender a demanda dos clientes.

Sendo assim, investir em recursos para a comunicação visual é a solução para consolidar a marca ou empresa no mercado, realizar uma boa divulgação e gerar satisfação aos clientes.

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