A importância das etiquetas para segurança dos produtos
As etiquetas são elementos bastante interessantes e presentes na sociedade. Elas estão por toda parte: desde uma roupa, até a compra de um produto ou alimento, ou nos veículos automotivos.
As etiquetas são elementos utilizados no setor da comunicação visual para transmitir uma mensagem ao consumidor sobre o produto.
Por isso, esse tipo de material está presente em diversos segmentos e negócios, atuando de formas diferenciadas. E é sobre o “mundo das etiquetas” que falaremos nesse artigo. Confira!
Etiquetas sobre um produto e para divulgação
Como citamos no início desse artigo, as etiquetas podem ser utilizadas como um elemento de comunicação visual a partir do momento que transmite uma mensagem ao cliente.
Por exemplo, no caso das etiquetas bordadas para roupas, as informações mais comuns são: país de origem da peça, tamanho, tipo de material, como realizar a lavagem ou passar ferro, os cuidados para sua conservação, cor e outros. Essas informações são importantes para o cliente que tem interesse em saber que tipo de peça ele está comprando.
Além disso, existem outras etiquetas, como é o caso das Etiquetas coloridas que podem conter o logotipo da empresa e contribuir para a divulgação da marca, ou simplesmente realizar um indicativo ao cliente, chamar sua atenção para um determinado produto. Quando falamos sobre etiquetas existem muitas opções. Inclusive, em produtos alimentícios.
Existem várias etiquetas (adesivas, inclusive) que são fixadas em alimentos com o objetivo de informar ao cliente sua composição, ingredientes, valor calórico, modo de armazenamento, dentre outros.
Essas ações proporcionam maior segurança ao cliente em sua alimentação, evitando complicações, como alergias a determinados produtos.
As etiquetas de segurança
As etiquetas também podem ser utilizadas como elementos de segurança de um produto, com o objetivo de evitar ou indicar uma possível violação do material.
Estamos falando das Etiquetas casca de ovo. Esse tipo de etiqueta é também um lacre que pode ser destruído e, por isso, indica que o produto sofreu violação e não deve ser adquirido pelo consumidor.
Ou seja, esse elemento ajuda a constatar a presença de irregularidades no produto que foi violado. Esse material é feito por uma película bastante fina de vinil.
Quando ocorre sua remoção, a etiqueta vai quebrando em diversas partes, o indica uma violação do produto, já que não é possível removê-la em sua totalidade (a não ser para quem realmente deseja comprar o produto).
Por oferecer segurança ao material, esse elemento é utilizado em diversas máquinas, assim como em diversas indústrias. Dentre as principais, podemos destacar:
- Indústria farmacêutica;
- Indústria da medicina;
- Indústria de selos de segurança;
- Indústria de consumo;
- Indústria automobilística.
Além disso, esse tipo de material também está presente em produtos eletrônicos assim como em variadas embalagens, computadores e equipamentos. O uso de lacres e etiquetas de segurança é fundamental para quem deseja agregar segurança ao seu negócio.
Esse tipo de etiqueta pode ser obtido por meio da busca de Fabricantes de etiquetas, que trabalhem com a confecção desse material com qualidade.
Vale ressaltar que com o lacre, o consumidor tem muito mais segurança de que o produto é original. Além do lacre da etiqueta conhecida como casca de ovo, existem outros tipos que são indicados a depender do tipo de produto.
Por isso, cabe às empresas e aos clientes, verificarem qual é o melhor modelo para o seu negócio.
As etiquetas térmicas: o que você precisa saber?
Outro detalhe importante é explicar sobre o uso das etiquetas térmicas, em especial, o uso da etiqueta ribbon. Esse tipo de etiqueta é bastante interessante, além de ser indicada para serviços industriais, como da automação.
Esse tipo de etiqueta é considerado mais neutro e é ativado por meio de um aquecimento. Esse aquecimento, por sua vez, contribui para a transferência de tinta e seus pigmentos em outra etiqueta. Com isso, é possível obter maior qualidade para imprimir códigos de barras e outros elementos de impressão ou códigos menores.
A impressora utilizada nesse processo é a impressora termica com ribbon. Os códigos de barras são elementos fundamentais para facilitar o cadastro de produtos, gestão de estoque e logística, assim como trazer maior garantia ao consumidor.
Para que essa etiqueta seja impressa com qualidade essa impressora térmica é utilizada, oferecendo resistência e durabilidade ao produto. Além disso, essa impressora consegue imprimir diversas etiquetas, apresentando velocidade na entrega.