Estratégias de marketing para divulgação da marca
Comunicar é parte importante para os seres humanos, afinal, é essa ação que permite que uma mensagem seja emitida e entendida, para então se transformar em uma ação.
Desse modo, durante a jornada da humanidade, a comunicação que mais se destacou foi a visual, já que tenta transformar palavras, ideias, formas e outros processos em uma linguagem chamativa e bastante eficiente.
Desse modo, a comunicação visual se tornou parte ativa das estratégias de marketing das empresas, principalmente, no ambiente virtual, integrando-se a outras peças publicitárias como os flyers de festa, os outdoors, e outros componentes.
Neste artigo abordaremos a comunicação visual e sua importância, bem como as estratégias de marketing usadas dentro do ambiente digital, já que este é o que vem ganhando destaque no últimos anos, e portanto, se tornando parte ativa das estratégias de divulgação.
A importância da comunicação visual
A comunicação visual consiste no uso de elementos visuais e que compõe a identidade visual da empresa, ou seja, como a empresa se apresenta dentro do mercado e para a sociedade.
Os elementos que compõe uma comunicação visual são diversos como:
- Formas;
- Letras;
- Vídeos;
- Ponto de venda;
- Sites;
- Blogs.
Assim, toda a identidade visual visa o posicionamento do mercado para que a confiança do cliente seja garantido, e que os valores agregados aos negócios ajudem na diferenciação dos concorrentes.
Desse modo, a comunicação visual permitem fazer com que as empresas fiquem na lembrança dos clientes.
Portanto, antes de procurar um ponto para alugar para o seu negócio é fundamental investir nessas estratégias, pois uma falha na comunicação pode gerar prejuízos, e não gerar confiança com os clientes.
Estratégias de marketing digital
As redes sociais são muito importantes para a divulgação da empresa, e principalmente, aumentar a visibilidade e expandir o engajamento dos consumidores. Para que a divulgação do marketing digital seja eficiente é importante estar ativamente nessas redes sociais.
Segundo a pesquisa do Social Media Trends 2017, cerca de 92,1% de todas as empresas brasileiras já estão nas redes sociais, e dentre essas empresas, cerca de 60% consideram os sites muito importantes. Porém, cerca de 34,6% se consideram eficientes no uso das redes.
Por isso, que nos tópicos abaixo trataremos sobre as estratégias que podem ser usadas para fortalecer a divulgação da marca nas redes sociais, assim como o balcão expositor é eficiente dentro da loja.
1. Faça marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é aplicado em muitos tópicos do marketing, porém, ganhou maior destaque na internet que consiste na produção de conteúdo valioso dentro das redes, gerando engajamento.
O engajamento consiste na interação do público com a marca por meio dos comentários, compartilhamentos, entre outros componentes.
Um público engajado permite a formação de uma audiência, uma comunidade que ajudará na promoção dos seus produtos seja um porta preço e etiqueta em acrílico, peças, e outros componentes.
2. Utilize o SEO
O termo SEO é bastante utilizado no marketing digital e significa em inglês Search Engine Optimization. Essa ferramenta permite que o site da sua empresa apareça mais bem posicionada nos buscadores de pesquisa da internet.
Assim, não se pode apenas criar um domínio e permitir que os clientes cheguem, é necessário que se otimize o site para que os visitantes cheguem até ele.
3. Foque nas redes sociais
As redes sociais são muito importantes dentro de uma estratégia de marketing eficiente e que atinja os objetivos. Isto acontece porque as redes sociais são usadas por quase todas as idades.
Por isso, que o investimento nas redes sociais é necessário tanto para o alcance do público maior, como permitir que a venda ocorra dentro das plataformas das redes sociais.
4. Crie um blog empresarial
Uma forma de desenvolver o marketing de conteúdo é criar um blog para a sua empresa. O blog permitirá que a empresa tenha o desenvolvimento de uma comunicação bastante eficiente com o público.
Os conteúdos precisam ser alinhados com as necessidades do seu público, fazendo com que sua marca seja vista como uma solução eficiente.
A comunicação visual é essencial para o desenvolvimento de um negócio efetivo. Os princípios da comunicação visual podem ser aplicados tanto no ambiente externo como no interno, com o uso da sinalização horizontal preta entre outros.
Desse modo é imprescindível investir nessas estratégias de comunicação visual, tanto no marketing convencional físico como no digital, segundo os pontos que abordamos.