Comunicação visual como estratégia de comunicação e marketing

Comunicação visual como estratégia de comunicação e marketing

A comunicação visual consiste em uma transmissão de mensagem realizada por meio de diversos recursos visuais, sejam eles imagens, vídeos, fotos e demais recursos visuais que são utilizados para promoção de um entendimento.

Atualmente, as empresas fazem muito uso desse recurso, visto que eles conseguem atrair e promover a empatia com mais facilidade que a comunicação escrita.

Outra característica que promove o uso constante de imagens é a mudança comportamental da sociedade. Com os avanços tecnológicos as pessoas passaram a ficar mais tempo online, ou seja, no mundo virtual proporcionado pela internet.

Assim, elas são alimentadas constantemente com diversas informações, fazendo com que muitas passem despercebidas.

Para atrair mais consumidores e promover a marca, fazendo com que a empresa fique bem posicionada no mercado que altamente competitivo, é preciso investir em um bom planejamento de comunicação que promova corretamente a marca e seus produtos.

Comunicação criando a marca

Antes mesmo de promover a marca é preciso ter uma logo, ou seja, uma imagem ou simbolo que definirá visualmente o nome da empresa perante o público. Mesmo parecendo um trabalho fácil, todos os detalhes e aspectos interferem na qualidade de uma boa logo.

Desde a escolha das cores até a tipologia das letras escolhidas definem o público, o setor de atuação e o profissionalismo da empresa.

Além disso, dão sofisticação, beleza e personalidade à marca. Assim, para criar logo é necessário contratar um profissional habilitado, podendo ser formado em design ou propaganda.

O processo criativo da marca, envolve muita conversa entre o contratado e o contratante, para alinhar todos os pontos que são relevantes serem destacados na marca, como os principais valores da marca, além do público que precisa estar evidente em cada detalhe.

Ao desenvolver a marca, o profissional também faz o manual de identidade visual da empresa, ou seja, um documento que possui todas as orientações para o uso correto da imagem, seja impressa ou digital, detalhando as cores e dimensões corretas para que ela fique estética visualmente, independentemente da superfície escolhida.

Promovendo a marca

Após criada é preciso promover a marca no mercado, para prospectar e fidelizar clientes, além de divulgar os produtos e seus benefícios a serem adquiridos pelos consumidores.

Com o intuito de atrair e conquistar as pessoas, as empresas investem em muitos recursos visuais que contribuem para alcançar esses objetivos.

O banner promocional é um desses recursos, utilizado em diferentes momentos e campanhas publicitárias, o banner é um recurso muito importante que facilita a transmissão da mensagem em diferentes ambientes e cenários.

Os banners são:

  • Práticos;
  • Tamanhos e dimensões diversas;
  • Dinâmicos;
  • Econômicos.

São utilizados em eventos, em frente às lojas e no seus interiores tanto para promover a marca quanto os seus produtos impressos em gráficas especializadas, eles podem ter diferentes materiais, podendo ser fixados em diferentes locais ou em suportes para ficarem apoiados ao chão.

Dessa forma, tornam-se versáteis e essenciais em muitas estratégias de comunicação.

Um outro material utilizado tanto em eventos quanto nas empresas modernas para construção de um ambiente mais customizado e diferenciado, o papel adesivo personalizado pode ser construído com a marca e com as cores da empresa, além de frases e demais imagens que sejam necessárias para a correta transmissão da mensagem.

Nos eventos os papeis são aplicados aos estandes deixando-os diferentes dos demais e nas empresas eles podem ser inseridos nas paredes da organização deixando o ambiente mais personalizado, sofisticado e protegido, pois o papel conserva as paredes.

Serviços de impressão

Para que o desenvolvimento das estratégias de comunicação visual deem certo é necessário que o serviço de impressão seja bem executado, por isso a escolha correta da gráfica é essencial.

A maioria das gráficas que atuam nesse setor atuam com catálogos para empresas visualizarem todos os serviços que foram executados e quais ela pode oferecer e contribuir para o crescimento da marca.

Ao ver o catálogo é possível verificar a qualidade do serviço, bem como o profissionalismo da gráfica, outro detalhe importante na contratação do serviço é o comprometimento com os prazos estipulados, que são essenciais para o planejamento e controle do setor de comunicação e marketing da empresa.

Um trabalho bastante utilizado é a prestação de serviços de tampografia que imprime em diversos tipos de superfícies, sejam elas regulares ou irregulares, com materiais e medidas diferentes.

Assim é possível ter alta definição, precisão e qualidade em diferentes locais e relevos, por ser uma técnica é preciso que o trabalho seja executado por profissionais, dessa forma é possível ter um excelente produto final.

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