Comunicação visual para restaurantes
Todo negócio para ter sucesso precisa de um bom atendimento, e de uma boa estratégia de marketing, afinal, um negócio que tenha um bom atendimento, mas que não possua um alcance, uma divulgação está fadado ao fracasso.
É por isso que é muito importante o investimento maciço na comunicação visual. Em alguns tipos de negócio a comunicação visual se torna ainda mais crucial para o seu desenvolvimento, como no caso do ramo de restaurantes e de loja de produtos personalizados.
Neste artigo falaremos sobre a importância da comunicação visual dentro do setor de restaurantes.
Afinal, além de um belo cardápio e de um atendimento de qualidade a comunicação visual desse tipo de negócio faz com que os clientes se interessem apenas pela sua culinária, mas também pela experiência de estar dentro do seu estabelecimento.
A importância da comunicação visual
Qualquer estabelecimento que precisa se posicionar dentro do mercado precisa de uma estratégia de comunicação visual.
Ela é um fator primordial para que a presença do seu negócio seja notada pelos clientes e também por futuros parceiros.
Assim, para seu negócio ser um sucesso é preciso a elaboração de uma estratégia de comunicação visual eficiente.
Assim, um restaurante precisa cuidar de muitos aspectos, que vão desde:
- A logística;
- Compra dos insumos alimentícios;
- Contratação de cozinheiros;
- Garçons;
- Tipos de serviço.
Para que todo esse investimento dê resultado é importante a aplicação na comunicação visual. Portanto, a importância da comunicação visual se resume em atingir o público certo gerando lucro para o seu negócio.
Mas, o que é comunicação visual? Comunicação visual é a utilização de elementos visuais como imagens, formas, cores, tipografias para que uma mensagem seja passada de forma eficiente e qualitativa.
Nos tempos atuais uma das formas de comunicação visual mais eficientes são as campanhas em vídeo, colocadas nas redes sociais.
A comunicação visual está atrelada também a elaboração de uma identidade visual que é utilizada tanto no estabelecimento, como no panfleto de marmitex, nas redes sociais e que permite que o seu negócio seja encontrado em qualquer lugar que você for.
Dicas para a comunicação visual de um restaurante
Existem muitas formas de trabalhar a comunicação visual de um restaurante. Isso acontece por que a comunicação visual não está somente atrelado as peças publicitárias externas, mas também a todo o processo de comunicação dentro do restaurante.
Um dos elementos que devem ser utilizado com parcimônia e estratégia são as placas de informação. Essas placas permitem que os clientes identifiquem elementos básicos do restaurante sem que seja preciso chamar o garçom.
Essas informações podem ser dadas por meio de adesivos indicativos que apontam para os banheiros, para o caixa, informam a senha do wi-fi entre outros pontos.
Ter uma rede wi-fi que os clientes também é uma forma excelente de se comunicar com seu público e de chamar a atenção para o ambiente e criar engajamento. Uma forma também de expor essas informações é com auxílio de um expositor acrílico A4.
1. Customize o ambiente
É necessário que o seu restaurante tenha um tema, isso permitirá que a decoração, os pratos, e o atendimento sejam personalizados.
Importante também a elaboração de brindes como canecas, canetas, e claro um cartão de fidelidade. Isso garantirá que o seu cliente volte outras vezes.
Elabore também adesivos, panfletos e cartões de visita que podem ser impressos em uma gráfica rápida. Isso ajudará e muito o processo de divulgação da sua marca.
2. Faça promoções
Uma forma de engajar o público e fazer com que a fixação da marca seja efetiva é a elaboração de promoções especiais em alguns dias da semana ou então em alguns horários.
Muitas redes de fast-food aderiram a este tipo de estratégia e se deram muito bem. Mas, sem que haja divulgação dessas promoções não ocorrerá o seu sucesso.
Desse modo é essencial que você avise o seu público para que ele saiba que a promoção está acontecendo.
Use banners, folheto para restaurante, outdoors e as redes sociais com posts patrocinados que garantirão um maior alcance e consequentemente maior tráfego de pessoas para o seu estabelecimento.
Esses elementos e componentes permitem que um restaurante tenha um alcance e sucesso esperado.
Lembre-se quem não é visto não é lembrado, portanto, invista tempo e dinheiro na comunicação visual que isso retornará para você de forma rápida e bastante quantitativa, sendo necessário a compra cada vez maior de talão numerado, para anotar os lucros que virão.