Itens que podem compor uma comunicação visual
Uma mensagem só é transmitida quando existe um emissor e um receptor, sem esses componentes não existiria a linguagem. A linguagem é a capacidade de “falar” e ser entendido. Existem dois tipos principais de linguagem, a escrita e a visual.
Nos últimos tempos por conta da expansão do meio digital a comunicação visual (que já era importante), ganhou um peso primordial.
Desse modo, essa ferramenta nas empresas permite que sua marca seja apresentada ao mercado por meio de um conjunto de elementos visuais como:
- Formas;
- Cores;
- Símbolos;
- Imagens;
- Vídeos.
Assim, a comunicação visual trabalha para que a empresa tenha uma identidade visual bastante sólida. E para que isso aconteça é usada diversos tipos de itens como talões numerados, expositores, cartões de visita entre outros.
Nesse artigo falaremos sobre a comunicação visual e sua importância, bem como os itens que podem compor a identidade da sua empresa.
A importância da comunicação visual
A comunicação visual é uma ferramenta muito importante para que uma empresa consiga montar seu posicionamento no mercado. Em alguns casos essa comunicação pode ser específica, como é o caso das estratégias de branding, que é focada na gestão da marca.
No entanto, de forma geral, a comunicação visual se baseia no uso de elementos visuais, sejam eles rótulos feitos a partir de bobina de BOPP brilho, cartões de visita, para que o negócio tenha valor e relevância, promovendo uma diferenciação do restante dos concorrentes.
Uma boa gestão da identidade visual de uma empresa permite que os consumidores lembrem do produto e da marca, influenciando-os a adquirirem o seu produto ao invés do concorrente, fazendo então que os lucros aumentem.
Se uma empresa não investe em uma boa comunicação visual, o negócio pode sofrer muito, pois pode significar que a empresa é amadora e não profissional, e faz com que os clientes tenham dúvidas sobre a qualidade dos produtos da sua marca.
Temos também que levantar um ponto muito importante, a gestão da comunicação visual não influencia apenas os consumidores, mas são usados dentro da própria empresa, de modo a criar uma uniformidade e dinamismo na comunicação.
Uma boa comunicação visual interna é essencial para que os colaboradores interagem de forma mais eficiente com todos os setores.
Portanto, invista nos mais diversos elementos de comunicação visual, como brindes (como uma agenda personalizada logo), banners, cartões de visita, outdoors, dentre outros itens essenciais.
Itens de comunicação visual
Para que a comunicação visual então seja efetivada é preciso a utilização dos materiais de comunicação, conhecidos também como peças publicitárias.
Os materiais de comunicação, geralmente, remetem aos materiais físicos de publicidade como flyers, banners, displays, porém, por conta do meio digital, podemos nos referir também aos elementos de divulgação digital como vídeos, imagens e posts para redes sociais.
Todos os materiais de comunicação visual trabalham a identidade visual da empresa, para que então a marca seja trabalha nos seus mais diversos aspectos como: cores, tons, estilos e diagramação.
Abaixo falaremos sobre alguns itens que podem ser usados na comunicação visual.
Antes, é importante lembrar que existem elementos que ajudam os materiais de divulgação a serem expostos, e um dos mais usados, principalmente para comunicação interna são o expositor de acrilico A4, que funcionam como uma placa tornando as informações claras.
1. Cartões de visita
São quase sempre o primeiro contato de um cliente com uma empresa. São muito usados quando há um contato direto de um representante da empresa com o potencial cliente.
A vantagem do uso do cartão de visitas consiste em causar boa impressão, e por conta disso precisa ser feito com um bom material, que tenha informações como nome, telefone e e-mail, e claro, ter de forma bastante evidência a marca da empresa.
É uma ferramenta muito útil para o cliente que recebe, pois tem em mãos as informações principais.
2. Adesivos
Assim como o expositor A4 acrilico permite que determinada informação seja exposta de forma mais adequada, os adesivos possuem a mesma definição.
São usados para divulgação de promoções nos pontos de venda, podem ser colocados na vitrine, nas gôndolas ou então nos próprios produtos. Funcionam de forma muito eficiente em promoções e campanhas de curta duração.
Assim, entendemos que uma comunicação visual é feita e diversos elementos, do uso de envelope A3 personalizado, até adesivos.
E todos esses materiais são necessários para que a marca seja estabelecida no mercado de modo que os clientes lembrem e optem por sua marca.