Dicas para uma comunicação visual eficiente
Para que um negócio tenha sucesso é preciso atenção em diversos detalhes como a qualidade do produto, a gestão administrativa e fiscal, seja por meio de softwares ou de talões numerados, a prospecção de clientes e uma das mais importantes, a comunicação visual.
A comunicação visual é a ferramenta que a empresa utiliza para a construção da sua identidade visual, ou seja, a forma na qual a marca se apresenta para seu público e também para seus parceiros.
Essa comunicação ocorre por meio de elementos visuais que podem ser variados como:
- Cores;
- Formas;
- Vídeo;
- Imagens.
Todos esses componentes são desenvolvidos para que que sua marca se posicione no mercado e se diferencie dos concorrentes.
Nesse artigo falaremos com mais detalhes sobre a importância da comunicação visual bem como o investimento em outdoor propaganda e outros meios.
A importância da comunicação visual
A comunicação visual muitas vezes é chamada de marketing, porém, podemos considerar que esta é apenas uma das ferramentas de marketing.
Ela consiste em produzir a identidade visual da empresa com seus logotipos, embalagens, formas de apresentação para os parceiros e também para o público.
A comunicação visual não interage apenas com o público externo à empresa, ao contrário, utilizando-se de elementos como display de acrilico com informações, cartazes e campanhas essa ferramenta promove a confiabilidade dos funcionários da empresa, fazendo então com que o negócio possua um visual único.
Uma comunicação visual, tanto externo ou interno, marcante fará com que os clientes lembrem de sua empresa, e com que os funcionários tenham respeito e vistam a camisa do negócio. Isso atua de forma direta nos lucros.
Se a estratégia de comunicação visual for falha o seu negócio pode não ter o alcance esperado e a confiabilidade do público não será construída. Assim, é de grande importância o investimento nesse setor.
Elementos da comunicação visual
Um dos pontos principais da comunicação visual é a atenção aos detalhes.
Assim, uma boa gestão da comunicação visual sempre se preocupará em ter um bom serviço de encadernação na Vila Mariana, um bom design, uma boa gráfica. Isso garante que a identidade visual tenha qualidade.
Abaixo falaremos de alguns itens de uma comunicação visual impactante:
1. Outdoors
Os outdoors são grandes painéis que podem ser visto por muitas pessoas, principalmente, quando estas estão em trânsito como a caminho do trabalho, da faculdade ou qualquer outro lugar.
Apesar de ser considerado uma estratégia tradicional, ainda é bastante eficiente para divulgar a marca.
Outra vantagem dessa metodologia consiste no impacto que tem sobre diversas camadas sociais. Por estarem em diferentes locais, há outdoors localizados em áreas voltadas para o público mais varejista e em áreas para o público atacadista.
A grande vantagem dos outdoors consiste na eficiência da mensagem e da transmissão da marca. Assim, é importante que haja um trabalho de design e um serviço de acabamento eficiente no outdoor para que ele seja inesquecível.
Outra vantagem é que os outdoors fazem parte da paisagem urbana, e do cotidiano das pessoas, fazendo com que sua marca fique de forma inconsciente na mente dos consumidores.
Com a tecnologia hoje possuem os chamados telões de LED, que são digitais e podem ser transmitidos vídeos por meio dele. É um formato de outdoor digital.
2. Display acrílico
Para a comunicação visual interna das empresas e corporações é usado um item chamado de display acrílico. O acrílico é usado por conta do seu índice de transparência fazendo com que a mensagem veiculada tenha eficiência.
Além do mais o display acrílico tem facilidade de limpeza, é resistente e bastante acessível. Por conta das tecnologias de corte à laser e técnicas de dobra e retro iluminação o uso do acrílico tem grandes variações que podem ser usados.
Por exemplo, identificação de produtos e de preço, suporte de panfleto e talão numerado, também tem o modelo de display T de acrílico que possui uma abertura para colocação de informações, funcionando como um tipo de placa, esse display é usado em balcões, mesas, hotéis, empresas e feiras.
Assim, vimos que a comunicação visual é essencial para o desenvolvimento da marca, bem como criar segurança e confiabilidade dos colaboradores e do público.
Para que isso ocorra de forma mais eficiente possível é necessário atenção aos detalhes e investimento em diversos elementos como outdoors, panfletos e displays.