A produção de etiquetas e sua aplicação no mercado comercial
Atualmente a sociedade valoriza muito as informações, até mesmo nas etiquetas, após a democratização da internet, a informação também foi um artigo de fácil acesso a todos e com esse novo cenário, o consumidor passou a ter o comportamento transformado, passando a ser mais ativo em suas cobranças sociais.
Com uma sociedade mais informada, as empresas precisaram estabelecer uma comunicação de mão dupla e bem transparente, ou seja, quanto mais informação verdadeira for passada maior e melhor será a imagem da organização perante seus públicos.
Uma característica marcante da sociedade contemporânea é a velocidade das coisas tudo e muito rápido e passageiro, assim para fixar uma ideia ou fazer com que ela seja realmente compreendida pelo público demanda de muita estratégia e um excelente planejamento de comunicação.
Uma das comunicações norteadores é a visual, atrair e conquistar pelos olhos são estratégias aplicadas em todas as empresas.
Assim toda oportunidade precisa ser aproveitada, e é nesse momento que as etiquetas passaram a ter ainda mais relevância, pois além de passar informações necessárias elas também podem ser um veículo de transmissão dos valores e princípios da organização.
Por isso, é importante saber quais são os principais modelos de etiquetas e sua aplicabilidade no mercado.
Etiquetas de Alimentos
As etiquetas para alimentos precisam conter as informações nutricionais do alimento e também a sua data de validade.
Dessa forma são modelos maiores para caber todas as informações e também o código de barras que facilita no momento de registrar e pagar a conta.
Há ainda uma diferença entre as etiquetas destinadas aos alimentos congelados e aos alimentos secos.
As etiquetas para congelados precisam ser mais resistentes ao processo de umidade e descongelamento do produto, por isso a opção mais indicada é a etiqueta de BOPP (polipropileno biorientado), pois ela possui essa característica,o modelo está disponível nas versões:
- Fosca;
- Brilhante;
- Metalizada;
- Transparente.
Assim é possível ter o melhor modelo para o produto comercializado. Esses modelos podem ser impressos em gráficas ou por impressoras comuns, neste último caso é preciso adquiri a bobina de BOPP.
Caso a produção seja artesanal e não é viável a impressão, esses modelos podem ser confeccionados com escrita á mão. Ou ainda mesclar os dois modelos, a melhor escolha é aquela que é mais característica com o negócio e quantidade produtiva.
Etiquetas de PVC
Um dos modelos de etiquetas mais adotadas dentro do mercado, a etiqueta de PVC é uma das mais escolhidas devido as vantagens que esse material apresenta.
Podendo ser uma opção para alimentos congelados, o PVC é um dos plásticos mais utilizados dentro da indústria, pois é resistente, durável e fácil de realizar a manutenção.
A etiqueta PVC personalizada pode ser produzida em gráficas de tamanhos, cores e modelos variados. A sua produção pode ocorrer em maquinas grandes ou pequenas, isso vai depender do modelo adotado.
Por ser um modelo mais especifico e resistente a sua produção também demanda de máquinas adequadas. Assim o modelo para impressão é confeccionado pela empresa e impresso em gráficas especializadas na impressão de etiquetas.
Etiquetas Adesivas
As etiquetas adesivas são as mais comuns, presente em cadernos e agendas elas podem desenvolver diversas funções, desde identificar os pertences e seus respectivos donos a servirem de decoração nas folhas.
Com foco nos produtos e serviços esse modelo é aplicado como meio de difundir uma marca ou produto, assim as etiquetas adesivas com logomarca podem ser impressas em impressoras comuns e estão disponíveis nas papelarias em diferentes formatos.
Caso seja necessário um formato específico a empresa precisa recorrer às gráficas que são especialistas em desenvolver esse produto.
Uma estratégia que as empresas aplicam com frequência, principalmente, aquelas que fornecem materiais escolares como cadernos e agendas, é a produção de etiqueta adesiva colorida e personalizada de personagens e demais mascotes da marca.
Isso faz com que os consumidores se sintam mais valorizado e agregam ainda mais valor ao produto comercializado. Por virem junto ao produto, a sua confecção é realizada na empresa com equipamentos específicos.
Por fim, há as etiquetas adesivas em branco que são aquelas adquiridas por muitas empresas para impressão das mais diversas informações, desde aquelas que são destinadas ao produtos, até às informações internas.
Como método de organização dos materiais, por ser um modelo mais comum são facilmente encontradas em papelarias e podem ser impressas em impressoras comuns ou serem identificadas com grafia à mão.