A importância da comunicação em eventos
Para atrair, convencer e incentivar, a comunicação visual é um dos principais recursos utilizados pelas empresas para promover suas ações, valores, princípios e conquistar o cliente por meio das mensagens que são transmitidas apenas pelas imagens que circulam em todos os lugares.
Desde espaços físicos, há também meios digitais armazenados nas redes e sites nos quais a comunicação visual é utilizada exaustivamente e de forma criativa e estratégica para atrair o consumidor ideal para o produto ofertado.
Isso porque, atualmente, a comunidade online é globalizada e os públicos bem segmentos, sendo um vasto universo para as estratégias de comunicação e marketing.
Como todos os recursos são aprimorados, com a comunicação visual não seri diferente, principalmente na comunicação que ocorre no mundo online.
Atualmente, as conversas nos aplicativos são cheias de gifs, emojis e sticks (de acordo com a rede) sobressaindo as imagens com relação ao texto escrito ou falado, em formatos de áudio.
Observando essa transformação social, as empresas, principalmente as responsáveis por organizar e promover festas e eventos sociais usufruem ao máximo dessa tendencia para promover a divulgação e prospecção de pessoas no evento.
Mas, afinal, onde é possível identificar a comunicação visual nesses modelos de festas?
Em todos os lugares do evento, desde a caixa de papelão para doces até as divulgações nas mídias diversas, abaixo há diversos oportunidades de se destacar e conquistar o publico utilizando a comunicação visual.
Redes Sociais
As redes sociais digitais conseguem atingir a maioria das pessoas e a sua propagação consegue ser instantânea, por isso, os eventos são criados, bem como os anúncios e propagandas que são inseridos nos principais sites de acesso do público sobre o que estará disponível no evento promovido.
Aqui a comunicação visual é o destaque, pois a partir do impacto ocasionada por ela, o conteúdo da divulgação (parte escrita) será consumido ou não.
É valido ressaltar que o material digital e o impresso devem seguir o mesmo padrão para que as pessoas possam associar e estabelecer uma relação entre ambos.
Os profissionais que atuam no processo de criação e divulgação compreendem que há mudanças no padrão das cores e dimensões do impresso para o digital. Por isso, antes de conferir, é necessário verificar se a alteração foi realizada para não ocorrer problemas com a imagem.
Mídia impressa
Além da mídia online, a divulgação ocorre por meio de muitos detalhes presentes nas festas, como:
- Pulseiras de acesso;
- Panfletos de divulgação;
- Convites;
- Ingressos;
- Uniformes.
Todos eles levam a marca ou a logo do evento para identificar e reforçar a identidade visual, principalmente em festas e festivais anuais com alta concentração de pessoas.
Desse modo, a impressão de pulseiras permite a personalização e identificação. Nelas, diferentes cores são aplicadas para distinguir maiores e menores de idade e pessoas com acesso a áreas restritas.
Assim como ocorre com os crachás e credenciais, elas identificam de forma mais fácil os grupos e pessoas – por meio de uma boa aplicação da comunicação visual.
Assim como há diferentes formatos de impressão, há diferentes tipos de papéis e gravuras (dimensões e espessurra) e a impressão em papel couche difere da impressão em papel sulfite, pois eles possuem aspectos diferentes.
Mais utilizado para impressão de peças publicitárias como flyers e panfletos, o papel couchê pode ser um alternativa para impressão de convites e é mais sofisticado e brilhante, tendo como vantagem a impressão em aparelhos de impressão comum.
Apesar disso, pode ser interessante utilizar ferramentas específicas como a impressora para papel couche, agregando valor ao convite ou panfleto, tornando-o mais chamativo e agradável visualmente.
Acessórios
Outra oportunidade de aplicar a comunicação são nos acessórios e brindes promovidos pelas festas como copos, caixas de papelão para o transporte de alimentos e demais objetos.
Desse modo, os adesivos que também podem ser em impressão papel couche são esteticamente agradáveis e servem para promover ainda mais o evento.
Os brindes são um recurso para criação de belas memórias afetivas, que cativam o público e firmam a relação entre eles e o evento, proporcionado divulgações e feedbacks positivos, agregando ainda mais valor para a festa.
Assim, até os recipientes para suporte dos alimentos, como a caixa de papelão para doces e salgados, podem ser personalizadas e utilizadas como estratégias de comunicação visual.
Diante dessa infinidade de oportunidades, a comunicação se torna o principal meio e que permite que estratégias diversas, como eventos e mídias online, se tornem mais eficazes e complemente a comunicação tradicional.