Veja alguns tipos de embalagens
As empresas investem muito na comunicação visual com o intuito de promover um relacionamento com cliente. Como também chamar a atenção e causar o encantamento do consumidor incitando o seu sentido visual, assim, uma área que está em constante evolução e crescimento são as embalagens.
Pois, além serem uma ação de proteção ao produto, também servem como vitrine ou vestimenta para a mercadoria.
Por sua vez, é utilizada como uma estratégia de comunicação e marketing para atrair e encartar o consumidor, convertendo em um desejo de compra e aquisição do objeto.
Como na maioria das vezes os produtos são expostos ao lado de seus concorrentes, o diferencial é essencial.
Assim, o desenvolvimento de diversas formas de embalar um produto foram elaboradas e são constantemente aplicadas no mercado.
Por isso, é preciso saber quais são os benefícios e principais tipos de embalagens para ver qual a melhor opção para o produto a ser exposto.
Tipos de embalagens
Confira abaixo os principais tipos de embalagens.
Sacolas
As sacolas consistem em embalagens que são utilizadas desde muito tempo em diversas áreas do comércio.
Assim sendo, a sua diferenciação é necessária, um dos principais benefícios que esse modelo de embalagem possui é a facilidade para ser carregada, quando comparadas com as caixas, por exemplo, pois são compostas por alças que facilitam o seu transporte.
Além disso, são produtos que podem ser confeccionados com diversos materiais, desde o plástico ao papel e na maioria das situações sua reciclagem é total.
Caixas
As caixas consistem em um outro modelo de embalagem muito usado no mercado. A principal vantagem desse tipo é que permite a embalagem desde pequenos e delicados objetos a grades e rústicos.
Podem ser de diversas espessuras e confeccionadas com materiais diversos, como o papelão, a madeira, o vidro e o metal, conferindo muita personalidade e sofisticação ao produto a ser consumido.
O principal material utilizado é o papelão, pois a caixa de papelão é leve, fácil de moldar e montar, não ocupa tanto espaço, é resistente e fácil de transportar.
Especiais
Além das convencionais, há as embalagens que possuem formatos e designs diferentes para serem mais funcionais e, ao mesmo tempo, agradáveis aos olhos, como as embalagens de perfumes, cremes, desodorantes e demais produtos de consistências liquidas ou gasosas.
Benefícios das embalagens
As embalagens, quando bem confeccionadas e projetadas de acordo com as diretrizes da comunicação e do marketing, são capazes de agregar muito valor aos produtos e, até mesmo, fidelizar clientes.
Por isso, precisa ter um bom investimento e planejamento para alcançar todos os benefícios apresentados abaixo.
Personalização
As embalagens são personalizáveis e isso faz com que a divulgação ocorra sem precisar de tanto investimento. Essa ação pode ser feita em qualquer modelo de embalagem, desde sacolas personalizadas até caixas.
A personalização facilita na identificação da marca e contribui para sua divulgação orgânica e espontânea, sem que seja necessário um alto investimento.
Experiência sensorial
Ao optar pelo acabamento do produto pode proporcionar sensações e desejos, principalmente quando há um investimento nos sentidos, não apenas na visão, mas no olfato e tato.
Um desses itens é a embalagem para edredom vazada, que permite sentir o produto antes de usá-lo e saber qual será a experiência dele na pele. Fazendo que a experiência de abrir, manusear e encontrar o produto seja mais facilitada.
Comunicação
A embalagem também consegue transmitir os valores, crenças e princípios de uma organização ao cliente final.
Ao comprar caixa de papelão ou papel, que são produtos que agridem menos o meio ambiente e são recicláveis, consegue passar ao consumidor o cuidado com o meio ambiente e o investimento em ações mais sustentáveis.
Além disso, é possível promover diversas campanhas de conscientização por meio das embalagens, apoiando e incentivando diversas causas sociais e comportamentais.
Algumas podem ser confeccionadas direto em suas produções, basta negociar e solicitar ao fabricante de caixas de papelão ou de outros materiais a personalização para as campanhas.
Dessa forma, com o investimento correto, alinhando com as estratégias de divulgação e consumo, a embalagem do produto promove a sua:
- Proteção;
- Facilidade no transporte;
- Facilidade no manuseio;
- Identificação;
- Economia.
Além de contribui para o fortalecimento da marca, agregando valor ao produto e à identidade da organização, fidelizando e estreitando o relacionamento com o seu público.