Embalagens, importância e tipos
As embalagens nada mais são que o principal elemento entre o consumidor e o produto. Essa comunicação direta acontece porque é ali que o cliente decidirá se levará o produto ou não.
Assim, podemos dizer que não adianta uma bela propaganda se a embalagem não condiz com essa realidade.
Dessa forma, podemos concluir que, independente de ser uma caixa de papelão ou uma embalagem personalizada, a embalagem é um dos principais motivadores de venda.
Entre os atributos que devem ser focados pelos designers de embalagens estão a:
- Praticidade;
- conveniência;
- Facilidade no uso;
- Conforto;
- Segurança.
O design também agrega valores aos produtos que já estão lá. Dessa forma, uma boa embalagem para lingerie vai gerar muito mais expectativa do que se não tivesse uma embalagem. Isso é simples, pois geram valores emocionais, dando identidade, personalidade e também fidelidade a marca.
A Confederação Nacional das Indústrias, conhecida como CNI, realizou um estudo no qual identificou que cerca de 75% das empresas que possuem um investimento nas embalagens aumenta suas vendas e, por incrível que pareça, por terem dado uma utilidade as embalagens, esse gestores conseguiram diminuir cerca de 41% dos custos existentes.
A pesquisa demonstrou também que se um cliente fiel a marca vê no concorrente a possibilidade de uma embalagem bonita e prática, as chances desse consumidor aderir a outra marca é muito forte.
Desse modo, investir em embalagens tornou-se um fator competitivo.
Embalagens para transporte
Uma embalagem não serve apenas para ficar bonita na estante. Muito pelo contrário, quando falamos em embalagem, também estamos nos referindo as embalagens de transporte.
De um modo geral, essas embalagens fazem parte da gestão de estoque, que tem como objetivo e missão fazer com que o produto chegue sem danos ou com menos danos possíveis ao consumidor final.
Assim, uma embalagem deve ser muito mais do que sacolas personalizadas, mas deve pensar no todo, tendo um desenho inovador e condizente com que o produto é.
Assim, para que tudo ocorra bem, há três tipos de embalagens na logística:
1. Primária
É uma embalagem geralmente de saco ziplock onde comprar, caso de peças de roupa ou cabos eletrônicos, ou então algum outro tipo de material.
Como o próprio nome diz, é aquele material que te um primeiro contato com o produto. Também pode ser usado o plático bolha.
2. Secundária
A embalagem secundária tem como função juntar diversas mercadorias. Um exemplo disso é uma caixa ou então um saco como uma embalagem de polietileno.
Nessa situação também é comum encontrar pequenas caixas de papelão.
3. Terciária
A embalagem terciária é a última dentro do processo e tem diversas funções, principalmente de agrupar muitas embalagens secundárias para prepará-los para o transporte.
É exatamente por isso que recebe o nome de embalagem de transporte, pois é de suma importância para que o produto chegue intacto.
A importância da embalagem para o transporte
As embalagens de transporte são extremamente importantes para todo o processo logístico e também para os consumidores.
Afinal, elas asseguram de forma plena a integridade do produto.
Um processo logístico tem diversas etapas e ter uma boa embalagem é crucial para que o produto seja protegido e seja capaz de suportar as fases com qualidade e eficiência, pois, caso contrário, tem perda de cargas e assim por diante.
A embalagem, por sua vez, é importantíssima para o transporte de cargas, já que atua também como um recipiente de proteção, além de facilitar a armazenagem dos produtos.
Desde o momento em que a mercadoria é preparada, até o caminho que percorre até chegar ao cliente, é a embalagem que permite que tal produto esteja íntegro e que suas propriedades não seja alteradas.
Com isso, podemos dizer que uma boa embalagem para transporte evita:
- Perda do produto por conta de um rompimento da embalagem;
- A contaminação do produto por outras substâncias;
- Danos a mercadoria por conta das vibrações e movimentações dentro dos modais de transporte.
Por isso, é importante atentar-se para alguns fatores antes de montar a sua embalagem de transporte.
Escolha sempre a melhor embalagem para as características do produto, ou seja, sempre permita que a embalagem seja bonita e prática.
Escolha embalagens com materiais reciclados, para ter menos impacto ambiental e mais reaproveitamento dos materiais.
Além disso, sempre avalie os custos da embalagem escolhida, como algo bonito, sustentável e que cabe no seu bolso.
Vimos então que a embalagem é essencial para que os negócios fluam de maneira adequada e o produto chegue integro até o cliente.