As principais vantagens do papel de parede na comunicação visual
A comunicação visual tem evoluído muito nos ultimo anos e isso se deve também aos avanços da tecnologia que permitiu que algumas técnicas fossem desenvolvidas e outras aprimoradas.
No universo da comunicação visual há muitas áreas e vertentes que se enquadram nesse trabalho e muitas são utilizadas como estratégias comerciais ou de relacionamento com os públicos de uma organização e outras, por sua vez servem como um recurso atrativo aos olhos e que são ao mesmo tempo harmônico e baratos.
Ou seja, dentro desse mundo é possível utilizar tanto em estratégias de comunicação e marketing como para efeitos decorativos.
Arquitetura e Comunicação
Como a comunicação conversa entre as duas áreas, alguns recursos dentro da comunicação visual podem atender ao mesmo tempo as duas área. Uma das técnicas que atende ambos é o adesivo de parede que é uma maneira:
- Simples;
- Prática;
- Econômica;
- Moderna.
De dar personalidade e tornar o ambiente diferente sem precisar investir muito em dinheiro e em grandes reformas. Sendo uma tendência, principalmente, em empresas mais modernas com modelos de negócios mais atuais.
Com esse recurso é possível desenvolver diversos ambientes estimulantes e criativos. Dentro de uma organização eles são utilizados também como estratégias de comunicação para construir um ambiente mais relaxante e aconchegante, deixando o colaborar mais motivado e com vontade de estar e permanecer naquele ambiente.
No ambiente mais residencial os adesivos são recursos utilizados com a finalidade de decorar e criar ambientes mais descontraídos, por vezes, lúdicos e sincronizado com o objetivo daquele espaço.
Uma outra tendência que veio junto, senão antes que o adesivo, foi o papel de parede, que possui características semelhantes ao adesivo, ambos podem imitar diferentes texturas e são prático para serem aplicados, podendo ser ou não realizados por profissionais que são especializados em sua aplicação.
A diferença entre um material e outro é que o papel de parede requer uma habilidade maior na hora de ser aplicado e não podem ser personalizados com tamanhos diversos, os modelos já vem prontos com medidas padrão para serem aplicados.
Além disso, o papel de parede tem uma vida útil menor que os adesivos, principalmente quando a limpeza e manutenção não são realizadas de forma correta, ou seja, apenas com um pano úmido aos modelos que são permitidos ou com panos secos e aspiradores de pó, na maioria dos casos.
O processo de envelopamento de parede, entretanto, mesmo podendo ser realizado de forma autônoma, como dito anteriormente, dependendo do local e da quantidade é recomendado que seja contrato um profissional especializado para aplicação correta e sem danos, tanto ao papel quanto a parede.
Estrutura e faixadas
Outra parte da empresa que fica muito aparente aos olhos do cliente são as faixadas dos estabelecimentos e por isso são utilizados muitos recursos visuais para atrair o público consumidor, com o objetivo de notar e querer estrar no estabelecimento e consumidos os produtos ou serviços.
Sendo uma estratégia utilizada também em feiras e eventos para tornar o ambiente mais diferente e atrativo.
Um dos recursos utilizados para decorar e dar personalidade ao local é a chapa de ACM preço que tem como objetivo e função dar revestimento a faixadas de diversos locais desde os comerciais aos residenciais.
Os benefícios são muitos, entre eles a durabilidade, versatilidade, leveza e pintura no material, o que torna mais fácil de ser personalizado e ainda protege a parede interna de poluição e resíduos que possam danificar a arquitetura do estabelecimento ou local que foi aplicado.
Mas além desse tipo de revestimento que chama a atenção, dá personalidade e ainda protege a entrada, há também a opção de inserir toldos que no mercado apresentam uma grande variedade tendo o modelo de toldo retratil, ou seja, aquele que permite ser estendido ou recolhido sempre que necessário.
Com a função de proteger o local das ações do tempo, ele está disponível em diversos tamanhos, cores e formatos. Por ser retrátil ele permite ainda que seja ajustável de acordo com a intensidade do sol, chuva ou vento.
Há também outros modelos que são mais fixos e em outros materiais. Atualmente, por conta de suas características o que tem sido tendência é o toldo em policarbonato que é um material mais flexível, durável, econômico e fácil de ser instalado.
Esse modelo para ser inserido em faixadas, também permite personalização por meio de alguns recursos visuais como o próprio adesivo e também está disponível em diversas cores para atrair o cliente, Nesse caso cabe ao empresário estabelecer qual o melhor modelo para o seu negócio.