Uniformes: 5 motivos para adotar e dicas para escolher
Grande parte das empresas brasileiras optam pela confecção de uniformes, não só para padronizar a vestimenta dos funcionários, mas porque a medida agrega diversos benefícios para o empreendimento.
Os principais motivos para as empresas adotarem o uso de uniformes nos ambientes de trabalho são:
- Pela ferramenta de marketing que os uniformes representam;
- Pela composição da identidade visual da empresa;
- Para ter uma equipe de funcionários mais integrados;
- Para evitar problemas com roupas inadequadas;
- Para garantir mais praticidade no dia a dia dos funcionários.
1. Uniformes são ferramenta de marketing
Uniformes em São Paulo, ou em qualquer outra localidade, funcionam como uma ferramenta de marketing porque permitem que a marca seja lembrada quando potenciais clientes avistarem os colaboradores da empresa.
Isso pode ocorrer dentro do estabelecimento, mas também em qualquer outro lugar da cidade.
2. Identidade visual da empresa
A identidade visual de uma empresa tem o objetivo de impactar o cliente no momento da visualização da marca, aumentando as chances de que ele se lembre do empreendimento quando necessitar.
Trata-se, portanto, de um conjunto visual que representa a organização, geralmente composto por logotipo, cores e ilustrações.
Com o uso de uniformes, ou até mesmo acessórios como cordão para crachá personalizado, os funcionários passam a integrar essa identidade, ao passo que a marca se mostra mais humana e marcante para os clientes.
3. Funcionários mais integrados
Ao utilizarem os uniformes, é comum que os colaboradores de uma empresa se sintam mais envolvidos com a equipe e as metas a serem alcançadas.
Isso acontece porque os funcionários passam a se sentir mais integrados ao local e aos colegas, com maior sensação de igualdade e pertencimento.
4. Evitar problemas com roupas inadequadas
Em empresas em que a gestão não oferece uniformes aos empregados, eles trabalham utilizando as suas próprias roupas. É comum o uso de roupas inadequadas, curtas ou informais demais para o ambiente de trabalho, o que resulta em um problema para a imagem do empreendimento.
Além disso, há diversos setores em que a vestimenta adequada é imprescindível para diminuir os riscos laborais e evitar acidentes. Nas indústrias, por exemplo, é comum a necessidade de faixa refletiva para uniformes, que garante a proteção de trabalhadores de locais com pouca iluminação.
5. Garantir mais praticidade no dia a dia dos funcionários
Ter que planejar a vestimenta para trabalhar diariamente pode ser pouco prático, além de demandar algum investimento em roupas.
Nesse sentido, os funcionários são bastante beneficiados pelo uso de uniformes, porque podem eliminar essa preocupação do dia a dia.
O que considerar ao escolher o uniforme?
Primeiramente, o uniforme deve ser confortável para o uso, já que os colaboradores irão utilizar as peças por cerca de oito horas diárias. As roupas não podem, portanto, atrapalhar o bem-estar e a produtividade dos funcionários.
Recomenda-se a escolha de cores neutras e pouco chamativas, também para contribuir para o conforto dos usuários. As cores fortes da identidade visual da empresa podem ficar restritas aos detalhes. Uma dica é analisar os uniformes utilizados por concorrentes do mesmo setor.
É fundamental levar em conta o ambiente de trabalho, seja ele um escritório, loja ou fábrica, escolhendo o modelo mais adequado com o contexto.
Nos ambientes fabris, o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) como capacetes também pode ser necessária. Os acessórios devem ser certificados e específicos para os riscos a que os trabalhadores estão expostos.
A faixa refletiva capacete, por exemplo é comumente empregada em uniformes de trabalhos de mineração, serviços realizados nas margens de rodovias, trabalhos em ferrovias, atividades de manutenção, carregamento de bagagens em aeroportos, entre outras atividades que oferecem riscos semelhantes aos colaboradores.
Devido ao fato de servir de alerta, ou funcionar como uma sinalização, o uso de adesivo para capacete costuma ser empregado em serviços noturnos.
Com relação à modelagem e tecido do uniforme, se não houver necessidades técnicas, é recomendável apostar em modelagens simples e tecidos leves, que não amassem.
Algumas empresas optam por definir apenas camisas como uniforme, enquanto outras também dão preferência para o uso de calça ou saia padronizada. O calçado não costuma fazer parte do uniforme, a não ser que seja um EPI, como o uso de botas de segurança.
Ao adotar os uniformes é essencial que a empresa compreenda que deve fornecer as peças aos funcionários, pelo menos uma vez ao ano. Desta forma, garante que os colaboradores estarão sempre bem vestidos, apesar do uso constante das peças.