7 itens que você precisa conhecer sobre comunicação visual
A comunicação visual é uma das áreas mais fortes da publicidade. Ela se encarrega de transmitir ideias e informações através do recurso visual. Na comunicação visual é importante o uso de quaisquer artifícios que possam chamar a atenção e interesse do público alvo. O designer gráfico é o profissional que trabalha com comunicação visual e sua função é planejar, desenhar e gerar em si o design da publicidade visual ou seja, na criação de logotipos, banners ou até mesmo na indentidade visual na criação de sites.
Por que a comunicação visual é importante?
Como já dito, a comunicação visual é um dos braços fortes da publicidade e é de suma importância para uma marca ou empresa se fazer conhecida pelo público e uma maneira prática e fácil.
Comunicação visual está presente no nosso dia a dia de diversas maneiras. A seguir veremos uma lista de itens muito utilizados na comunicação visual, que você pode usar para divulgar sua marca.
1-Panfletos e flyers
Amplamente utilizados por todos os setores da economia. Eles podem ser usados tanto para divulgar serviços através da distribuição por comércios e residências, atraindo assim novos clientes, quanto internamente para informar funcionários e clientes sobre serviços eventos e afins, dentro da própria empresa. Tipos de empresa que utilizam flyers:
- Restaurantes, para divulgação da marca e promoções;
- Casas de show, para divulgação de eventos;
- Bancos, principalmente distribuição interna, para informações sobre novos produtos;
- Supermercados, em formato de panfletos e catálogos para divulgar produtos;
- Escolas e cursos de idiomas, para levar informações sobre os estabelecimentos e cursos oferecidos;
- Operadoras de telefonia, para divulgar planos e promoções;
2- Banner impresso
O banner impresso é muito utilizado em fachadas de comércio para passar rápidas informações a qualquer um que passar. Porém banners podem ser usados em ambientes internos também. São muito usados para trazer informações sobre preços e produtos, números de telefone etc. São muito utilizados também para exposição de ideias e projetos, em universidades, escolas, eventos, stands, e empresas. A impressão de banner geralmente é feita por gráficas que trabalham com impressão digital.
Procure sempre um bom fornecedor de lona para impressão!
3- Adesivos
Esses podem ser usados de diversas formas. Podem ser adesivos de roupa, adesivos para carros, para vidros, para fachadas, até podem ser colados em vitrines ou em placas de PVC. Os adesivos são produzidos em todos os tamanhos, desde centímetros até muitos metros quadrados. Muitas placas e fachadas que vemos são cobertas por um adesivo. Algumas empresas também usam o adesivo personalizado transparente, que é uma ótima maneira de se transmitir informações, de qualquer tipo, por sua versatilidade, e ainda tem as gráficas que trabalham com a impressão de adesivos personalizados.
4- Cartões de visita
Um clássico exemplo da comunicação visual no nosso dia a dia. Hoje, encontrar um estabelecimento ou profissional que não possua um cartão de visita até nos causa estranheza, já que é um recurso tão usado. Em um cartão de visita, o que conta é passar informações vitais de maneira clara, elegante, e não poluída, de maneira que seja fácil entender do que se trata em uma rápida olhada.
Trazer informações claras de maneira que seja fácil entender em uma única olhada.
5- Cartaz
Pode ser confundido com banners por um leigo, mas depois de ler esse artigo, você saberá diferenciá-los. Cartazes geralmente são menores, sendo que os itens maiores que 60 cm já podem ser considerados banners. Geralmente os cartazes são feitos de papel, e materiais mais finos, que são facilmente colados ou presos em superfícies planas, ou cilíndricas (como postes), enquanto banners são geralmente produzidos em lona vinilica para impressão. Por serem menores e feitos de material mais leve, eles não precisam necessariamente de suporte, e esse é um dos motivos que o torna mais barato.
6- Outdoor
Muito visto em rodovias, outdoors são enormes painéis feitos para serem vistos de longe. Outdoors são pensados de maneira que a mensagem fique clara com um simples passar dos olhos sobre ele, já que são colocados em estradas e outros lugares, onde podem estar passando veículos em alta velocidade. Ele pode ser produzido em lona para impressão digital.
7- Placas, painéis de LED e luminosos no geral
Os luminosos não excelentes para a transmissão dinâmica de informações. Podem ser usados em grande escala, para serem vistos de longe, ou em pequena escala, para ambientes internos. Eles podem ser estáticos, e transmitir sempre a mesma informação, mas também podem ser dinâmicos, no formato de letreiros, que se modificam e podem ser alterados. Eles são usados em comércios no geral, restaurantes, lanchonetes, hospitais, eventos, instituições religiosas etc. O limite para o potencial de uso deles é a imaginação do publicitário.