4 formas de melhorar a comunicação de um negócio
O marketing de qualquer empresa pode ser fortalecido com uma boa estratégia de comunicação visual. De uma maneira geral, os itens ajudam as pequenas e médias empresas a intensificarem a divulgação da marca, alcançarem novos clientes e aumentarem a fidelização dos atuais.
É importante atentar-se para a identidade na comunicação visual para lojas como um resumo daquilo que a marca ou empresa deseja transmitir em qualquer canal de comunicação.
Quando bem elaborada, ela contribui para que a marca seja lembrada pelos potenciais consumidores. Para isso, é importante atentar-se para:
Logotipo utilizado pela empresa;
Paleta de cores nos produtos e itens de comunicação visual;
Tipos de fontes utilizadas pela empresa;
Demais elementos gráficos, que devem estar sempre à mão.
O importante no momento de estabelecer uma identidade visual é manter a consistência em todas as imagens associadas à empresa.
Além disso, é fundamental manter o estilo profissional e incorporar novidades que para surpreender o público. Alguns canais para isso são:
Display de acrílico
O display de acrílico é uma peça que, justamente devido à qualidade, elegância e versatilidade, é muito utilizada na comunicação visual nos mais variados tipos de ambientes, internos ou externos.
De uma maneira geral, eles têm um visual inovador e moderno. Por isso, costumam chamar a atenção dos clientes, valorizando as informações ali dispostas e, consequentemente, o produto ou a empresa divulgados.
Os displays de acrílico estão disponíveis com variedade de modelos, como os displays em L, Take One, em placa, em prisma de mesa, em formato para preço ou identificação, porta folha, suporte em T, porta guardanapos, expositor de produtos ou expositor de cartões.
Totem publicitário
O totem publicitário é outra estrutura que permite a realização de campanhas com propagandas mais visíveis, diferenciadas e interativas.
O design pode destacar a identidade de uma marca ou produto, incentivando a compra ao captar a atenção do potencial consumidor.
Trata-se de uma peça especial para os empreendedores que pretendem intensificar a presença de determinadas marcas em um ponto de venda.
Os totens podem ser personalizados com cores e cortes diferenciados, garantindo o reconhecimento da marca ou do produto e o engajamento para a compra.
Com relação aos materiais, eles podem ser confeccionados em papel onda, poliestireno ou foam board. O formato pode seguir a recomendação do cliente, com corte preciso e impressão digital de alta definição, que garantem mais qualidade.
Carros personalizados
Os adesivos para personalização de carros são uma forma de divulgação que ressalta o quanto as mídias off-line ainda podem ser relevantes para os negócios. Enquanto o veículo da empresa faz uma entrega de produto, por exemplo, ele estará fazendo uma publicidade móvel.
O uso de adesivos para carros personalizados faz com que os veículos das empresas chamem a atenção, o que ajuda qualquer marca a se fixar no imaginário dos potenciais consumidores.
Ao passar com o carro em locais de movimento, ou onde se concentra um público-alvo, por exemplo, a marca pode conquistar muitos clientes.
A confecção dos adesivos, bem como a sua aplicação, devem ser feitas por profissionais especializados. Eles precisam avaliar toda a superfície em que será feita a aplicação do adesivo, levando em conta as curvas e características especiais de cada modelo de carro.
Anúncios em outdoor
Seguindo a mesma lógica dos carros adesivados, anunciar em outdoor é uma opção que também pode se mostrar bastante efetiva, com um bom impacto para atrair novos clientes.
A ideia é escolher um local com boa visibilidade. Mas também é essencial atentar-se para a mensagem que será passada por este canal, com identidade visual e um bom texto.
Para isso, basta imaginar que haverá um público bastante variado em contato com a divulgação diariamente, em momentos rotineiros, como no caminho para o trabalho, escola ou lazer.
Na hora de investir em um outdoor propaganda é importante saber:
O tamanho padronizado (9m por 3m);
A veiculação bi-semanal, segundo calendário nacional;
Opções de papel ou lona esticada, com ou sem iluminação;
A regionalização das campanhas pode acentuar o efeito local;
A importância de causar impacto, com informação atraente;
Divulgar uma informação por vez e facilitar a leitura;
Investir em imagens com qualidade;
Investir em divulgação frequente;
Conferir a localização e eficiência dos outdoors;
Usar os outdoors para mensagens institucionais, valorizando as marcas;
Usar títulos e textos curtos e de fácil leitura.
É válido lembrar que os outdoors permitem resultados a curto prazo, mas estratégias mais longas e consistentes podem ter resultados muito mais satisfatórios. Trata-se de uma opção de divulgação que impacta muitas pessoas, pelo tamanho, tem boa regionalização e também pode ter uma boa frequência.
Independentemente da escolha para divulgação da empresa ou loja, é válido lembrar a importância de contratar serviços de empresas especializadas e que ofereçam estruturas de qualidade.
Assim, a campanha de divulgação não fica comprometida e os empreendedores ou empresários têm os objetivos conquistados.